quarta-feira, 2 de outubro de 2013


     O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. 
     Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares, chegando a ser internacional. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez mais de 13 mil vítimas no Brasil. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária.
     O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menor que 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença. A detecção precoce é, portanto, uma estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama. 
     Se o diagnóstico precoce é a melhor estratégia, a principal arma para sair vitoriosa dessa luta é a mamografia, realizada uma vez por ano em todas as mulheres com 40 anos ou mais. É a partir dessa idade que o risco da doença começa a aumentar significativamente.


     A cada ano várias cidades do mundo colorem de rosa alguns de seus principais monumentos, como por exemplo a catedral e o Congresso Nacional em Brasília, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Viaduto do Chá em São Paulo, na Torre Eiffel na França, entre outros. O movimento Outubro Rosa vai iluminar grandes obras arquitetônicas pelo mundo até o dia 31 de outubro.
     Procure uma iniciativa Outubro Rosa e participe, incentive mais mulheres a irem fazer o exame de mamografia e detectar o câncer antecipadamente. 


Fonte: Lully de Verdade (vídeo)
           Mulher Consciente 
           Portal Brasil
            

Opinião pessoal: "Oi pessoal, hoje o assunto foi câncer de mama!!! Sei que não tem relação com o blog, porém, é um assunto delicado e que merece total atenção. Fui inspirada a fazer o texto depois que vi o vídeo da Lully de Verdade (fonte), espero que vocês tenham gostado e que não se importem de ter postado aqui. Obrigada."


* Dani Borgo *

0 comentários:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Danielli Borgo e Daniele Heguedusch. Tecnologia do Blogger.

Tradutor

Populares

Seguidores

Siga por Email

Google+

Facebook

Twitter

Skoob: Dani Borgo

Blogs Parceiros

Anúncio