domingo, 6 de julho de 2014

Oi pessoal, já faz um tempo que eu queria fazer um post assim aqui no blog porém eu acabava esquecendo, mas reservei um tempo e consegui fazer. Então vamos ver as dicas:

  1. NUNCA, em hipótese alguma, embale os seus livros. Ao embalar os livros, da forma que seja: com saquinhos transparentes que se encontram em mercados ou até plástico insulfilme, os livros ficam sem ventilação e podem acabar mofando.
  2. Não deixe os livros dentro de caixas, eles também irão mofar.
  3. Armários e estantes devem ser arejados, estantes fechadas devem ser periodicamente abertas. 
  4. Mantenha os livros longe do alcance da luz direta do sol ou as internas, luzes muito fortes direcionadas aos livros pode desbotar e/ou amarelar as capas.
  5. Mantenha os livros em um lugar seco e arejado.
  6. Evite lugares úmidos, em dias assim evite deixar as janelas muito tempo abertas. A umidade deforma a capa e o miolo.
  7. Não deixe os livros na horizontal, se não tiver opção e tiver que deixá-los assim, faça uma pirâmide colocando o maior embaixo, mas coloque no máximo 4 livros porque depois de um tempo o livro que está embaixo começa a danificar.
  8. Deixe espaço entre um livro e outro na estante, livros muito compactados nos obriga a retirar eles da estante puxando pela lombada, borda superior.
  9. Nunca passe pano úmido nos livros.  Opte por um pano seco ou espanador, tomando o cuidado que a poeira seja retirada e não empurrada para entre as páginas.
  10. Toda vez que for limpar os livros, abra-os e folheie. Ao fazer isso você estará oxigenando as páginas, evitando que elas mofem e fiquem com cheiros fortes.
  11. Não segure o livro por uma só capa, isso faz com que ela se descole.
  12. Evite que os livros fiquem inclinados/diagonal, use aparadores [tutorial aparador de livros] para evitar que isso aconteça. 
  13. Não manusear o livro com as mãos sujas.
  14. Evite comer e beber enquanto lê e sempre lave as mãos após uma refeição.
  15. Não fazer anotações avulsas (evite também pétalas, papel de bombom, cartas, panfletos, etc.) e colocá-las entre as páginas, porque elas deixam marcas e ajudam no aparecimento de fungos. 
  16. Não use adesivos, cola e/ou fitas adesivas (durex, fita dupla face, etc.), ao retirar os mesmos você acaba retirando junto uma camada da capa ou página.
  17. Nunca molhe o dedo para virar a página, elas danificam e pode ter o aparecimento de fungos, e é nojento!
  18. Não use clipes, dobre as páginas ou escreva no seu livro. Opte por marcadores de páginas e post-it para citações, se mesmo assim quiser escrever use grafite e nunca canetas.
  19. Se você lê em transporte público, tenha uma capa/bag especial para o livro. Levá-los soltos dentro de bolsas ou mochilas pode ser prejudicial já que maquiagem, canetas, chaves, etc podem danifica-los.
  20. A cada 6 meses à 1 ano, faça uma limpeza de vistoria na sua estante: retire todos os livros, limpe cada um (item 9), limpe a estante com um pano úmido, porém não use produtos com cheiro forte isso pode impregnar no livro, após espere secar e recoloque os livros na estante.
  21. Dê atenção a espessura das suas prateleiras. Quando se tem muitos livros, é importante ter prateleiras de boa qualidade, porque após um tempo o peso faz com que elas fiquem tortas, formando aquela curva/inclinação no meio. Uma boa ideia para ajudar na sustentação é usar aquelas cantoneiras em forma de L (foto 1 - foto 2).

BÔNUS

  • Prateleiras de madeira liberam um tipo de óleo que pode danificar o livro, revesti a minha com plástico insulfilme. 
  • E quanto a poeira que se acumula sobre os livros, eu fiz uma capinha para cada livro, porém a cada 1 mês faço a limpeza (item 20) e retiro essas capinhas, para que o livro possa respirar. 
  • Tutorial de como fazer essas capinhas: vídeo do canal EuqueleioVLOG.
  • Tutorial recuperação e/ou limpeza dos livros: vídeo do canal O Batom de Clarice.


Espero que gostem e fiquem atentos para os livros fiquem sempre conservados!!!

0 comentários:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Danielli Borgo e Daniele Heguedusch. Tecnologia do Blogger.

Tradutor

Populares

Seguidores

Siga por Email

Google+

Facebook

Twitter

Skoob: Dani Borgo

Blogs Parceiros

Anúncio